Prestobio

Joaninha de 7 pintas

Joaninha de 7 pintas

A joaninha Coccinella septempunctata é um inseto da família dos coleópteros que tem 7 pintas pretas nos élitros vermelhos. Trata-se de uma joaninha europeia e faz parte das duas espécies mais comuns na Europa.
A joaninha é um inseto auxiliar que se revela eficaz na luta contra todo o tipo de pulgões. A joaninha Coccinella septempunctata é utilizada em especial para proteger as plantas baixas de menos de 1,50m tais como: roseiras, loureiros de pequeno porte, plantas de varanda, legumes da horta…

Joaninha de 7 pintas

Descrição do produto

Ação:

A joaninha Coccinella septempunctata é uma predadora voraz de pulgões (verdes e pretos). Desde o estado de larva, é capaz de devorar até 100 pulgões por dia.

Proteção:

A joaninha revela-se ideal para proteger plantas baixas: roseiras, loureiros de pequeno porte, plantas de varanda, legumes da horta.

Colocação:

A joaninha só é utilizada na ótica de uma ação curativa. Procede-se à sua colocação assim que as colónias de pulgões comecem a aparecer nas plantas a proteger.

Acondicionamento:

Numa caixa de 20 adultos ou de 80 larvas ou de 100 ovos dispostos em tiras. O fundo das caixas é coberto com alimentos para que os insetos consigam sobreviver ao transporte.

coccinelle Adalia bipunctata Decamp
Ovo
Fases de desenvolvimento (vantagens inconvenientes)

Os ovos

  • Vantagens: Os ovos de joaninha vêm em tiras que basta pendurar, o que torna a sua colocação muito fácil.
    É possível tirar partido de um longo período de eficácia do inseto que engloba todos os seus estados larvares + o estado adulto. As larvas destes ovos são mais resistentes porque nascerão diretamente no meio natural.
  • Inconvenientes: Nem todos os ovos vão eclodir. Será preciso aguardar alguns dias para que os ovos se transformem em larvas ou, pelo contrário, uma eclosão precoce poderá ocorrer durante o transporte.

O adulto

  • Vantagens: Fácil largada do inseto nos vegetais a proteger. A ação das joaninhas é imediata, fazendo-se sentir desde a sua colocação.
    Excelente eficácia.
  • Inconvenientes: O inseto pode ir-se embora, caso não encontre comida suficiente.

Observação: É frequente as caixas de adultos conterem ovos (amarelo vivo). Aguarde alguns dias! Obterá belíssimas larvas extra.

Aplicação:

Os ovos vêm agarrados a tiras que é preciso pendurar na planta.
As larvas e os adultos devem ser cuidadosamente retirados da caixa, com a ajuda de um pincel, e colocados diretamente na planta a proteger.

Período de tratamento:

Cor verde: tratamento aconselhado

J F M A M J J A S O N D
 Dosagem / Superfície tratada:

Ovos: 50 a 100 ovos por árvore.
Adulto: 10 a 20 joaninhas por árvore ou 1 a 2 adultos por cada colónia de pulgões.

Atenção:

Para tratar os pulgões, é preciso erradicar as formigas. Com efeito, os pulgões sugam a seiva das plantas e segregam um melaço muito apreciado pelas formigas.

É no intuito de proteger o seu precioso "manjar" que estas atacam as joaninhas.
Torna-se pois aconselhável erradicar as formigas.
Amaneira mais fácil de o fazer consiste em criar barreiras de visco. Podendo ser colocado em placas ou pincelado diretamente sobre os troncos, o visco representa uma solução eficaz e natural para impedir os parasitas, e nomeadamente as formigas, de infestarem árvores e arbustos.

Importante:

As joaninhas são muito sensíveis aos produtos químicos que devem ser evitados a todo o custo. Não utilizar produtos fitossanitários nas plantas a proteger, antes, durante e várias semanas após ter procedido à sua colocação.

 

Una domanda?
Hai bisogno di aiuto? Trova le risposte alle domande più frequenti qui. Domande frequenti